• São Luís – MA

  • Recife - PE

  • Aracaju - SE

  • Tibau do Sul - RN

  • Teresina - PI

  • Salvador - BA

  • Porto Seguro - BA

  • Parnaíba - PI

  • Natal - RN

  • Maragogi - AL

  • Maceió - AL

  • Juazeiro do Norte - CE

  • Fortaleza - CE

  • João Pessoa - PB

  • Ipojuca - PE

  • Fortaleza - CE

  • Barreirinhas - MA

Centro Histórico. Foto: Douglas Jr.
Catedral da Sé. Foto: Douglas Jr.
Centro Histórico. Foto: Douglas Jr.

Avião

O Aeroporto de São Luís recebe voos nacionais diretos de grandes capitais e conexões de voos internacionais. O aeroporto internacional mais próximo é o de Belém, com voos de Miami, Caiena, Lisboa e Paramaribo.

Carro

Vindo do Sul do país, o acesso mais comum é pela BR-135. Vindo de Belém, a opção é a BR-316

Ônibus

O Terminal Rodoviário de São Luís recebe linhas intermunicipais e interestaduais.

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
  • Fique por dentro
Casa das Tulhas. Foto: Douglas Jr.

Melhor Época

O tempo é quente e seco com ventos frescos entre julho e dezembro, o que faz dessa época a melhor para ir a São Luís. A chuva costuma ser frequente de janeiro a junho. As festas Bumba-Meu-Boi e São João acontecem nos meses de junho e julho.

Dicas de Viagem

Como se locomover
Caminhada
O centro histórico da cidade reserva várias atrações e pode ser conhecido a pé.

Táxi
Outra maneira confortável de se deslocar pela cidade é de táxi.

Uber
O aplicativo de mobilidade urbana funciona na capital maranhense

Pontos Turísticos

Centro Histórico

É um exemplo excepcional de cidade colonial portuguesa adaptada às condições climáticas da América equatorial. A peculiaridade do modo de construir é expressa nos azulejos usados como proteção térmica e adorno e no contraste do denso paramento das fachadas sobre a rua, com avarandados que se abrem, rasgados de fora a fora, para o pátio interno. São cerca de quatro mil imóveis tombados, entre solares, sobrados, casas térreas e edificações com até quatro pavimentos.


Ceprama

O Centro de Promoção Artesanal do Maranhão reúne dezenas de quiosques com esculturas, vasos, rendas, lembranças, artigos de casa e de vestuário, todos feitos pelas mãos dos artesãos locais. O destaque é para as peças com palha de buriti, palmeira típica de regiões alagadas como os Lençóis Maranhenses, e para as cerâmicas produzidas na cidade de Rosário. As rendas de bilros também encantam os visitantes. O local também é palco de festas, como o Carnaval maranhense e o Bumba Meu Boi, e de bares.


Fonte das Pedras

São Luís foi fundada em 1612 por franceses, mas conquistada pelos portugueses e incorporada ao seu domínio em 1615. No entanto, Portugal também teve que disputar os domínios da terra com a Holanda, quando definitivamente, em 1645, expulsou os holandeses e assumiu a colonização. Dessa história, a Fonte das Pedras participou ativamente. Hoje, é patrimônio nacional e todas as suas características são em estilo colonial português. Instalada em um quadrilátero murado, tem um frontão feito de alvenaria, fontes, carrancas em pedra lioz e galerias subterrâneas.


Igreja da Sé

Considerado um dos monumentos históricos mais antigos e importantes de São Luís, a Igreja da Sé (ou Catedral Metropolitana) foi denominada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, em homenagem a Nossa Senhora, protetora dos portugueses na Batalha de Guaxenduba. A batalha ocorreu em 1615, onde hoje se localiza a cidade de Icatu, e foi um confronto militar importante para acelerar a expulsão dos franceses. Conta-se que, nessa batalha, os portugueses estavam em desvantagem no número de soldados. Pediram ajuda a Nossa Senhora e julgaram que teriam sido atendidos.


Palácio dos Leões

Sede do Poder Executivo Estadual, possui uma ala de visitação pública que apresenta ao público os salões nobres com exposições permanentes de obras datadas dos séc. XVII ao XX. Mobiliário, telas, porcelanas, esculturas, pratarias e gravuras são algumas das peças encontradas durante a visitação mediada. Durante a visita o público dispõe de serviço gratuito de foto instantânea para registro e lembrança do passeio.


Parque Ecológico da Lagoa da Jansen

Ana Jansen foi importante proprietária de terras e matriarca famosa de São Luís, que se tornou parte das lendas maranhenses. Ao redor da Lagoa, foi construído o Parque Ecológico de igual nome, destinado à preservação da fauna e da flora nativas. O local é um espaço de lazer e convivência para a população, principalmente nas tardes em que a temperatura está mais amena. A praça tem pista de corrida, ciclovia, quadras poliesportivas e um espaço para crianças. A lagoa proporciona uma bonita vista, especialmente do mirante do Parque. Uma escultura da serpente encantada emerge da água e pode render belos cliques.


Praia da Ponta D’Areia

Muito frequentada por ficar a 3,5 km do centro e famosa pelos clubes de reggae instalados à beira-mar, recentemente ganhou mais um atrativo. Além da água morna e do espaço para praticar esportes, o Espigão se tornou o ponto turístico mais indicado para a apreciação do pôr-do-sol.


Praia de São Marcos

É um dos atrativos mais conhecidos de São Luís, principalmente por causa da orla lotada de quiosques, bares e restaurantes. Durante o dia, você aproveita a vista do mar, das dunas e do que resta do Forte de São Marcos, construído no século XVIII. As crianças se divertem nos parquinhos oferecidos por alguns bares e restaurantes, que servem iguarias deliciosas, quase todas à base de peixes e frutos do mar. Durante a noite, a animação fica por conta dos bares com música ao vivo. Os surfistas adoram as ondas fortes. É bom local também para a prática de kitesurfe.


Praia do Calhau

Praia tranquila, com ondas fracas, areia amarela e fina, dunas e pequenos morros. Presença de várias casas de veraneio, bons bares, restaurantes, sorveterias e hotéis. Fica a 9 Km do Centro.


Teatro Arthur Azevedo

No ciclo do algodão maranhense, no ano de 1815, dois comerciantes portugueses desejosos de assistirem espetáculos de arte dramática e música lírica decidiram edificar um teatro do mesmo porte das casas de óperas da Europa. O nome Teatro Arthur Azevedo viria na década de 1920 em homenagem a um importante teatrólogo maranhense. O teatro tem lotação de 750 lugares e é dedicado ao conforto e visibilidade do espetáculo. A plateia tem o clássico formato de ferradura, poltronas acolchoadas, cadeiras de palhinha e lustre central com mobilidade comandada por equipamentos eletrônicos.