• Fortaleza – CE

  • Recife - PE

  • Aracaju - SE

  • Tibau do Sul - RN

  • Teresina - PI

  • São Luís - MA

  • Salvador - BA

  • Porto Seguro - BA

  • Parnaíba - PI

  • Natal - RN

  • Maragogi - AL

  • Maceió - AL

  • Juazeiro do Norte - CE

  • João Pessoa - PB

  • Ipojuca - PE

  • Fortaleza - CE

  • Barreirinhas - MA

Feirinha Beira Mar. Foto: Jade Queiroz
Estádio Castelão. Foto: Jade Queiroz
Praia do Meireles. Foto: Jade Queiroz

Avião

O Aeroporto Internacional Pinto Martins recebe voos de todas as capitais brasileiras e de Frankfurt, Bogotá, Milão, Lisboa, Buenos Aires, Praia (Cabo Verde) e Miami.

Carro

Para quem vem de Natal, o caminho é a BR-226, a BR-304 e a CE-040. Para quem parte de São Luís, a BR-222 é a opção mais usual.

Ônibus

Ônibus: O Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé está a poucos quilômetros de distância do aeroporto e recebe ônibus de diversos destinos interestaduais.

Porto: reformado para a Copa do Mundo da FIFA 2014, é outra opção de chegada à capital cearense.

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
  • Fique por dentro
Praia do Meireles. Foto: Jade Queiroz

Melhor Época

A cidade recebe enorme fluxo de turistas durante todo o anos, mas durante os meses de julho a setembro o sol é garantido na região. O período de chuvas é entre janeiro e junho, com maior probabilidade entre março e maio.

Dicas de Viagem

Ônibus:
A cidade conta com linhas de ônibus que facilitam o acesso à maior parte das atrações turísticas locais.

Caminhando:
Caminhar pela bela orla da beira-mar é um programa imperdível. Ao todo, são 6 km recheados de barracas de praia e artesanato. Os fins de tarde são encantadores.

Táxi:
É uma boa opção para deslocamentos pela capital cearense

Uber:
O aplicativo de mobilidade também funciona em Fortaleza

Pontos Turísticos

Arena Castelão
Com capacidade para quase 64 mil pessoas, foi inteiramente reformada e modernizada para os jogos que recebeu na Copa das Confederações e na Copa do Mundo da FIFA 2014. O estádio tem como destaque a estrutura que cobre a arena: com revestimento termoacústico translúcido, proporciona sensação térmica agradável em função dos altos índices de insolação da capital cearense. O estádio oferece tour guiado de aproximadamente meia hora, em que os visitantes vão até o vestiário e às arquibancadas.


Catedral Metropolitana de Fortaleza

A Catedral Metropolitana de Fortaleza (também conhecida como Paróquia São José) é um templo da religião católica e riquíssimo exemplo da arquitetura gótica romântica. Inaugurada em 1978, levou 40 anos para ser construída e tem capacidade para até 5 mil pessoas.


Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar é uma das atrações mais visitadas de Fortaleza e recebe milhares de visitantes todos os anos. Localizado no boêmio bairro da Praia de Iracema e com quase 30 mil m² de área, oferece vivência plural e intensa voltada às artes e à cultura.


Feirinha da Beira-Mar

A Feira de Artesanato da Avenida Beira Mar já tem mais de 26 anos e é um dos melhores lugares para comprar artesanato em Fortaleza. Por lá você encontrará castanhas, doces, rapaduras, cachaças, artigos para decoração em sisal, madeira, palha, juta, couro, conchas, telas, mandalas, fibras, acessórios, arte em coco, pedrarias, rendas e pinturas em geral.


Mercado Central de Fortaleza

O Mercado Central é outro ponto do circuito obrigatório para o turista em Fortaleza. Lá você encontra artigos em couro (sandálias, sapatos, chapéus, bolsas e malas), rendas e bordados em peças de cama, mesa e banho, rendas de bilro, camisetas, lembrancinhas, bijuterias, joias em ouro e artigos para decoração. Os produtos regionais que encantam o paladar dos turistas, como cachaça, licores, castanha e doce de caju também estão por ali. Escadas, rampas e o elevador facilitam o acesso do público aos andares superiores.


Museu da Cachaça

A história da cachaça está relacionada à trajetória da família Telle, fundadora da Ypioca. No museu, há documentos, fotos, garrafas e ambientes que representam o processo de fabricação, e um canavial, para que os visitantes conheçam a fundo toda a história.


Praia de Iracema

A Praia de Iracema recebeu esse nome em homenagem à famosa personagem indígena do romance do escritor cearense José de Alencar, um dos maiores destaques da literatura brasileira. É um dos principais pontos de fluxos de turistas, pela quantidade de opções de gastronomia e pelo visual.


Praia do Futuro

A poucos quilômetros da área urbana de Fortaleza, é uma das preferidas para banho e prática de esportes como vela e surfe. Com fortes ventos e um dos mais altos índices de salinidade do País, forma ondas altas e tem fortes correntes marítimas. A Praia tem águas limpas e é recheada de barracas, com os mais variados tipos de estrutura. Várias barracas funcionam à noite e oferecem um verdadeiro festival de frutos do mar, especialmente às quintas-feiras, na famosa Quinta do Caranguejo.


Praça Luíza Távora

A Praça Luíza Távora atrai diariamente famílias com crianças e animais domésticos. É um ambiente arborizado e tranquilo, ideal para realizar caminhadas atividades de lazer. Ali são sediados eventos culturais que atraem moradores e eventuais turistas. Hoje, o local garante acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e idosos. Além disso, o espaço abriga o Centro de Artesanato Luíza Távora, onde se destacam produtos de cerâmica, madeira, palhas e rendas, tipicamente cearenses.


Praia de Meireles

A praia de Meireles é arborizada, tem calçadões, feira de artesanato e quadra de esportes. O movimento de turistas é grande, uma vez que a maioria dos hotéis está por lá.