• João Pessoa – PB

  • Recife - PE

  • Aracaju - SE

  • Tibau do Sul - RN

  • Teresina - PI

  • São Luís - MA

  • Salvador - BA

  • Porto Seguro - BA

  • Parnaíba - PI

  • Natal - RN

  • Maragogi - AL

  • Maceió - AL

  • Juazeiro do Norte - CE

  • Fortaleza - CE

  • Ipojuca - PE

  • Fortaleza - CE

  • Barreirinhas - MA

Piscinas do Seixas. Foto: Cacio Murilo
Praia do Cabo Branco. Foto: Cacio Murilo
Mercado de Artesanato. Foto: Cacio Murilo

Avião

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto é pequeno, mas moderno. Recebe poucos voos diários e funciona principalmente à noite. Entre as empresas que operam no local estão TAM, Gol e Azul.

Carro

Quem quiser se aproveitar da proximidade com outras capitais nordestinas e fazer uma viagem de carro até João Pessoa terá como acesso principal a BR-101. Saindo de Natal, são 185km até João Pessoa; de Recife, apenas 120km. Em muitos casos, utilizar a estrada em vez de se deslocar de avião é vantajoso.

Ônibus

A Rodoviária de João Pessoa é um dos principais meios de chegada à cidade. Para quem está nas capitais vizinhas, pode valer a pena utilizar os ônibus de uma boa empresa em vez dos voos.

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
  • Fique por dentro
Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Foto: Cacio Murilo

Melhor Época

O sol costuma aparecer na região durante o ano todo, só que entre dezembro e março ele se faz mais presente. O período de chuvas vai de abril a julho. É bom evitar agosto e setembro, porque venta muito. Para quem vai em busca de diversão e arte, a dica é ir em abril, para curtir o Mistério da Paixão de Cristo, e em junho para o São João.

Dicas de Viagem

Pontos Turísticos

Centro Histórico
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), abrange 502 edificações e uma área de aproximadamente 370 mil m². Ao todo, a capital paraibana conta com 11 igrejas tombadas, tanto pelo Iphan, como pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). É cenário ideal para quem busca praticar o turismo cultural e mergulhar na história da cidade.


Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 2008. Tem a missão de levar cultura, arte, ciência e tecnologia à população de forma gratuita. A estação conta com amplo espaço para exposições na Torre Mirante, que dispõe ainda de uma sala de audiovisual. Há um auditório com capacidade para mais de 500 pessoas e duas salas para convenções com 200 lugares.


Farol do Cabo

Em uma das falésias da Praia de Cabo Branco está o Farol do Cabo Branco, que fica a 800m ao norte da Ponta do Seixas, marcando o ponto mais oriental do Brasil. O monumento, que tem uma forma triangular, é um dos mais visitados cartões-postais da capital paraibana.


Igreja São Francisco

O Centro Cultural São Francisco fica no Centro Histórico da cidade. Lá existe um magnífico complexo arquitetônico que constitui um dos mais notáveis legados do barroco nacional. É composto pela Igreja de São Francisco, pelo Convento de Santo Antônio, pela Capela da Ordem Terceira de São Francisco, pela Capela de São Benedito, além da Casa de Oração dos Terceiros (Capela Dourada), do Claustro da Ordem Terceira, de uma fonte e um grande adro com um cruzeiro. Por sua importância, o complexo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1952.


Picãozinho

Trata-se de uma formação de recifes a cerca de 1.500 metros da praia de Tambaú. Durante os períodos de maré baixa, uma grande porção dos recifes fica exposta. É um dos mais importantes pontos da cidade, explorado pelo turismo desde a década de 1980. Atualmente, existem diversas embarcações que fazem o traslado entre a praia e os recifes.


Ponta do Seixas

A Ponta do Seixas fica a 14 km do centro de João Pessoa. Dos pontos extremos do País, é o único que é, ao mesmo tempo, extremo do País e do continente, e tem uma faixa de areia de aproximadamente de 1,5 km de extensão. A Praia é sinalizada por um farol que indica o caminho e tem tendas rústicas para que os visitantes aproveitem o mar azul e a areia fina. A 500m da Ponta do Seixas, é possível chegar a um imenso banco de corais, que ficam visíveis quando a maré está baixa. São as maiores piscinas de corais do litoral paraibano, de água morna e cristalina.


Praia de Cabo Branco

A Praia de Cabo Branco fica no bairro de mesmo nome, na zona leste de João Pessoa. É um bairro tranquilo e abriga uma das praias mais frequentadas. Extensa e com muitos coqueirais e falésias, oferece uma larga faixa de areia dourada e fofa, com mar levemente agitado, de águas cristalinas. O local atrai atletas de vôlei de praia e praticantes de caminhada.


Praia de Tambaú

Tambaú, em João Pessoa, é o epicentro turístico da capital paraibana. O local reúne a maior parte da infraestrutura de hotéis, pousadas e bares e é movimentada durante a noite. O mar é calmo e, diariamente, catamarãs partem da praia com destino a pequenas enseadas. Na maré baixa, o local se transforma em uma imensa piscina natural.


Praia do Bessa

No extremo norte de João Pessoa, com 5,3 km de areias brancas e batidas, além de águas esverdeadas e calmas, recifes e coqueiros, a Praia do Bessa é uma das mais procuradas por turistas. Bares, pousadas e o clima de cidade litorânea invadem as ruas do bairro e complementam a beleza do local, conhecido por turistas e moradores como “Caribessa” devido às suas belas águas calmas.