• Recife – PE

  • Aracaju - SE

  • Tibau do Sul - RN

  • Teresina - PI

  • São Luís - MA

  • Salvador - BA

  • Porto Seguro - BA

  • Parnaíba - PI

  • Natal - RN

  • Maragogi - AL

  • Maceió - AL

  • Juazeiro do Norte - CE

  • Fortaleza - CE

  • João Pessoa - PB

  • Ipojuca - PE

  • Fortaleza - CE

  • Barreirinhas - MA

Recife Antigo. Foto: Bruno Lima
Praia de Boa Viagem. Foto: Bruno Lima
Recife Antigo. Foto: Bruno Lima

Avião

No Aeroporto Internacional de Recife operam empresas como TAM, Gol, Azul e Avianca, além das estrangeiras TAP, American Airlines, Copa e Condor.

Carro

A proximidade entre as capitais nordestinas faz com que as viagens de carro sejam boa opção para ir de um estado a outro. Quem quiser alugar veículo e ir explorando devagar o litoral pode se valer da BR-101.

Ônibus

A Rodoviária de Recife (TIP – Terminal Interestadual de Passageiros) fica na Várzea, bairro distante da região hoteleira.

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
  • Fique por dentro
Capela Dourada. Foto: Bruno Lima

Melhor Época

Quando visitar: o ano todo

A cidade é propícia para visitação o ano inteiro, com algumas peculiaridades. Em junho e julho chove bastante. Já no verão, de dezembro a março, as atrações funcionam a todo vapor e os preços de passeios, hospedagens e alimentação são mais elevados. Há festas, frevo, manifestações religiosas e de cultura popular que movimentam a cidade ao longo do ano.

Dicas de Viagem

Ônibus: O Sistema Estrutural Integrado de Transportes de Recife é composto por linhas de ônibus e metrô. Ao todo, são dez empresas operadoras, responsáveis por 185 linhas.

Caminhada: A orla é extensa e agradável para caminhada, principalmente pelo calçadão de Boa Viagem.

Metrô/Trem: O metrô conta com 29 estações em operação.

Uber: O aplicativo de mobilidade urbana funciona na capital pernambucana

Pontos Turísticos

Capela Dourada

É uma das mais belas igrejas da capital pernambucana. Surpreende pela beleza nos detalhes. Seu nome deriva da grande quantidade de ouro empregada na cobertura da talha de madeira que forra paredes, altares e teto. A construção foi iniciada no fim do século XVII e finalizada em 1724, pela Ordem Terceira de São Francisco, fundada por São Francisco de Assis.


Casa da Cultura

Após funcionar como penitenciária por 118 anos, o prédio foi transformado em área de celebração cultural. As antigas celas foram transformadas em 150 lojas de artesanato, livrarias e lanchonetes. O pátio externo, além de ter sido transformado em área para shows e manifestações populares, tem uma praça que oferece iguarias típicas da região: pamonha, canjica, tapioca, acarajé, água de coco, entre outras. O prédio foi tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco em 1980.

 

Instituto Ricardo Brennand

Fundado em 2002, engloba o Museu de Armaria, biblioteca, pinacoteca e um parque com imensa área verde. O Museu de Armaria é um castelo com a maior coleção de armas brancas do mundo, com mais de 3 mil peças. A biblioteca tem acervo com mais de 20 mil itens, entre livros, discos, fotos e obras raras, com ênfase no período colonial. Já a pinacoteca abriga um salão para até duas mostras simultâneas e conta com equipamentos de alta tecnologia. Além disso, há auditório, banheiros, loja, cafeteria e sala para eventos.

 

Museu Cais do Sertão

A poucos metros do Marco Zero do Recife está o Cais do Sertão, museu que presta homenagem à cultura e ao povo sertanejo. O espaço integra um projeto que transformou antigos armazéns portuários em polo de turismo, serviços e entretenimento. Com recursos tecnológicos inovadores, apresenta os contrastes da vida nos sertões nordestinos e proporciona uma experiência de imersão nesse universo.


Paço do Frevo

O Paço do Frevo é dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e da música do frevo. A ideia é preservar e propagar a prática para futuras gerações. A história do frevo é contada em vídeos, numa linha do tempo e no Centro de Documentação Maestro Guerra Peixe. A Escola de Música permite contato sistematizado com a música do frevo, em suas diversas linguagens, para formar novos repertórios. A Escola de Dança tem o foco em atividades de formação, transmissão e difusão da dança do frevo (passo).

 

Praça do Marco Zero

É o quilômetro zero das estradas de Pernambuco. O local é formado por um marco vermelho, doado pelo Clube do Automóvel. No centro está a Rosa dos Ventos, criada pelo artista plástico pernambucano Cícero Dias. Na lateral há uma estátua do Barão do Rio Branco em bronze, com 2,80m de altura, do escultor francês Felix Charpentier. Durante o carnaval, a praça funciona como ponto de encontro de foliões e blocos. Dali é possível ir de barco até o Parque das Esculturas, composto por obras do artista Francisco Brennand. Ao lado fica o Centro de Artesanato, espaço de 2.500 m² com peças de 700 artesãos.

 

Praia de Boa Viagem

Fica no bairro homônimo, um dos mais nobres da capital, repleto de edifícios e hotéis altos e modernos. Suas águas esverdeadas são protegidas por longa faixa de recifes, barreira natural que garante a segurança dos banhistas na maré baixa. A praia tem ótima infraestrutura, com calçadão, restaurantes, ciclovia, pista de corrida, quadras esportivas, banheiros públicos e equipamento de ginástica.


Praia do Pina

É uma das mais famosas do litoral do Recife. Com mar calmo e piscinas naturais, é ótima opção para crianças. Muito visitada pelos moradores, é uma continuação da Praia de Boa Viagem e conta com barracas e quiosques que vendem petiscos e bebidas. No local há também áreas para prática de esportes, com redes para jogos de vôlei e futevôlei, além de quadras de tênis, futebol e um calçadão para corridas e caminhadas.