• Porto Velho – RO

  • Santarém - PA

  • Rio Branco - AC

  • Palmas - TO

  • Manaus - AM

  • Macapá - AP

  • Boa Vista - RR

  • Belém - PA

Catedral Metropolitana Coração de Jesus. Foto: Silva Junior
Jaci - Paraná. Foto: Silva Junior
Feira Tradicional. Foto: Henrique Fotógrafo

Avião

O Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira recebe voos interestaduais vindos de grandes capitais como Brasília, Manaus, Rio Branco e conexões.

Carro

Você pode alugar um carro e chegar até Porto Velho. As principais rodovias de acesso são a BR-319 (de Manaus), a BR-364 (de Cuiabá) e a BR-425 (de Guajará-Mirim).

Ônibus

Além dos acessos rodoviários, é possível realizar acessos fluviais pelo Rio Madeira. Para conferir os horários das embarcações, consulte empresas especializadas.

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
  • Fique por dentro
Espaço Alternativo. Foto: Henrique Fotógrafo

Melhor Época

Quando visitar: o ano todo

Dicas de Viagem

Como se locomover

Rodoviários: Várias linhas de ônibus trafegam pela cidade.

Táxi :
É um meio confortável de se deslocar pela cidade

Uber:
O aplicativo de mobilidade urbana está disponível na cidade.

Helicóptero: Empresas de táxi aéreo, localizadas no Aeroporto Internacional, fazem voos em aeronaves monomotores e multimotores por toda a região.

Pontos Turísticos

Catedral Metropolitana Coração de Jesus

É a Igreja Matriz da cidade. De fora, é possível apreciar o estilo clássico da edificação, com torres campanárias simétricas e, na parte mais alta da fachada, uma estátua de bronze do padroeiro da Catedral. Seu interior abriga citações bíblicas e quadros pintados à mão. Vitrais artísticos cobrem uma área de 147m². O altar de mármore de Carrara, proveniente da Itália, é outro destaque.


Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Foi durante a construção de uma das mais épicas ferrovias brasileiras, a Madeira-Mamoré (EFMM), que surgiu Porto Velho, em 1907. Apesar da grande importância histórica e econômica para a capital, a estrada foi desativada entre 1960 e 1970. O museu guarda itens da antiga ferrovia, trilhos e a Locomotiva Coronel Church, a primeira máquina a vapor a chegar à Amazônia. Nos fins de semana, abriga feira de artesanato.


Museu Palácio da Memória Rondoniense

Construído em 1949, o edifício de arquitetura neocolonial funcionava como sede do governo estadual e era conhecido como Palácio Presidente Getúlio Vargas. Atualmente, após revitalização, se tornou o Museu Palácio da Memória Rondoniense.

 

Reserva Extrativista do Lago do Cuniã

É dedicada à preservação da fauna e flora, reprodução da vida de animais aquáticos, como o pirarucu (um dos maiores peixes de água doce do mundo) e manejo da população de jacarés da espécie açu e jacaretinga. A reserva também abriga comunidades ribeirinhas. Cercada por igapós (vegetação que cresce dentro da água) e igarapés (pequenos riachos que cortam a floresta), é ideal para observação de aves. As visitas são acompanhadas por monitores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e é necessário ter autorização do instituto para entrar no local.