• Boa Vista – RR

  • Santarém - PA

  • Rio Branco - AC

  • Porto Velho - RO

  • Palmas - TO

  • Manaus - AM

  • Macapá - AP

  • Belém - PA

Lago Robertinho. Foto: Ederson Brito
Embarcações. Foto: Ederson Brito
Igarapé Água Boa. Foto: Ederson Brito

Avião

O aeroporto fica perto do Centro e recebe as principais companhias aéreas

Carro

O principal acesso por terra é pela BR-174, a partir de Manaus. São 785 km de trajeto.

Ônibus

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
  • Fique por dentro
Artesanato. Foto: Ederson Brito

Melhor Época

Quando visitar: De outubro a março

No ano todo há movimento de turistas. Para quem gosta de curtir praia de rio, é indicado que vá nos meses de seca, entre outubro e março. Nessa época o nível das águas do Rio Branco diminui e forma praias naturais.

Dicas de Viagem

Carro: Você pode alugar um carro para transitar por Boa Vista.

Táxi: É uma forma cômoda de se deslocar na cidade.

Uber: O aplicativo de mobilidade urbana também opera na capital de Roraima

 

Pontos Turísticos

Centro de Artesanato e Turismo Velia Coutinho

Artesanatos confeccionados por indígenas, como cestarias e colares, estão entre os destaques do Centro de Artesanato e Turismo Velia Coutinho. O espaço é um tributo à artesã roraimense, por seu engajamento comunitário e pelos 20 anos devotados ao artesanato no estado. Com capacidade para até 8 mil pessoas, o centro reúne barracas de produtos artesanais, além de um espaço de exposições e um palco coberto para espetáculos. O complexo tem restaurantes e lanchonetes.


Orla Taumanan

Foi construída na margem direita do Rio Branco e é um dos pontos turísticos mais visitados de Boa Vista. Inaugurada em julho de 2004, tem 6.500m². O nome homenageia os índios Macuxi e significa paz. A estrutura suspensa tem duas plataformas: Meremê e Weiquepá (respectivamente, arco-íris e nascer do Sol, na língua macuxi). O local abriga quiosques com lanchonetes e restaurantes, além de dois palcos para shows ao ar livre. É um espaço de convivência e de lazer.


Parque Nacional do Monte Roraima

Criado em 28 de junho 1989, fica no extremo norte de Roraima, no município de Pacaraima, a 190 km de Boa Vista, e abrange uma das montanhas mais antigas do planeta. A formação rochosa tem a forma de uma mesa, denominada pelos povos indígenas locais de tepuí. Com 2.875m de altitude e uma paisagem recortada por rios, cascatas e formações rochosas. O Parque ocupa cerca de 116 mil hectares e conta com diversas espécies de samambaias e bromélias. É recomendável contratar um guia em Boa Vista. A melhor época para visitar a atração é de outubro a abril, período de menos chuva e frio.


Praça das Águas

A Praça das Águas é um convite à apreciação de fontes luminosas. Os símbolos do local são diversos chafarizes que proporcionam um belo espetáculo. Um de seus principais monumentos é o Portal do Milênio, construído na chegada do ano 2000. Com 16m de altura, simbolizou a passagem para um novo tempo e, alegoricamente, para uma nova cidade. Em maio de 2016, a Praça foi reinaugurada e passou a ser um dos pontos mais frequentados da cidade. Ganhou novo piso em material mais resistente e todas as fontes luminosas foram revitalizadas.