• Palmas – TO

  • Santarém - PA

  • Rio Branco - AC

  • Porto Velho - RO

  • Manaus - AM

  • Macapá - AP

  • Boa Vista - RR

  • Belém - PA

Palácio do Governo. Foto: Flavio André
Ponte Fernando Henrique Cardoso. Foto: Flavio André
Rio Tocantins. Foto: Flavio André

Avião

O Aeroporto de Palmas conta com voos regulares que ligam a capital às principais cidades do País. O aeroporto internacional mais próximo é o de Brasília, que recebe voos de Buenos Aires, Paris, Atlanta, Miami, Lisboa, Panamá e Punta Cana.

Carro

A principal rodovia de acesso ao Tocantins é a BR 153 (Belém-Brasília)

Ônibus

A Rodoviária de Palmas conta com 30 viações com oferta de serviços diários.

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
  • Fique por dentro
Urbanismo e Organização. Foto: Flavio André

Melhor Época

Quando visitar: o ano todo

O destino de Palmas pode ser visitado em qualquer época do ano. As temperaturas costumam ser bem altas na cidade, especialmente no período de maio a setembro, quando facilmente batem na casa dos 35ºC.

Dicas de Viagem

Como se locomover

Ônibus: A partir dos terminais de Palmas saem veículos para os principais bairros da cidade.

Carro alugado: Existem diversas locadoras disponíveis na cidade, inclusive no aeroporto.

Táxi: é uma forma de se locomover em Palmas.

Uber: O aplicativo para serviços de mobilidade está disponível na capital de Tocantins.

 

 

 

 

Pontos Turísticos

Lago do Lajeado

O Lago do Lajeado fica às margens do Rio Tocantins, a 60 km de Palmas e é rico em balneários e formações rochosas. Formado com a construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, permite a prática de esportes náuticos e engloba um roteiro de ecoturismo. No Lago, pode-se avistar a Cachoeira do Lajeado, conjunto formado por três quedas d’água de cerca de 30m de altura. O curso da cachoeira segue sobre um leito de pedras arredondadas, favorecendo a prática de rafting e canoagem, além de banhos e passeios. Na Serra do Lajeado há sítios arqueológicos com fósseis e pinturas rupestres.


Memorial Coluna Prestes

Localizado na Praça dos Girassóis, é obra do arquiteto modernista Oscar Niemeyer e foi erguido para homenagear a passagem da Coluna Prestes pelo Tocantins, entre 1920 e 1930. A rampa de acesso conduzi o visitante até a escultura de bronze de Luís Carlos Prestes, líder do movimento. O acervo tem documentos, fotografias e objetos pessoais doados pela família de Prestes, e representam os 25 mil km que ele e o seu grupo percorreram pelo interior do Brasil.

 

Parque Cesamar

Criado em 1998, proporciona à população de Palmas uma das principais atividades ao ar livre em áreas verdes da cidade. O local tem trilha de 2 mil metros e recebe shows e eventos esportivos. Há pista para skate, aparelhos de ginástica, além de bar, restaurante e uma pequena represa onde as pessoas se refrescam do calor, que entre maio e outubro, chega a 38°C. No Parque está também a Casa Suçuapara, que abriga um acervo histórico com fotografias, documentos e mapas.

 

Praça dos Girassóis

Com 571 mil metros quadrados, a Praça dos Girassóis é uma das maiores do mundo. Inaugurada em 7 de setembro de 2000, é um complexo arquitetônico que reúne as sedes dos três poderes estaduais, além de secretarias de governo distribuídas nas alas leste e oeste. No local estão o Memorial Coluna Prestes, a Catedral Metropolitana, uma rosa-dos-ventos que representa as nações indígenas tocantinenses e o Monumento à Bíblia (marco do centro geodésico do Brasil).