• Belém – PA

  • Santarém - PA

  • Rio Branco - AC

  • Porto Velho - RO

  • Palmas - TO

  • Manaus - AM

  • Macapá - AP

  • Boa Vista - RR

Mercado Ver-o-Peso. Foto: Bruna Brandão
Ilha do Combu. Foto: Bruna Brandão
Ilha do Combu. Foto: Bruna Brandão

Avião

O Aeroporto Internacional Val-de-Cans recebe voos de todas as regiões do Brasil e voos internacionais de Miami, Caiena, Lisboa e Paramaribo. Dali até o Centro de Belém.

 

Carro

De carro, a partir das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o acesso é pela Belém-Brasília (BR-153 e BR-010). Se o ponto de partida for alguma capital do Nordeste, com exceção de São Luís (que utiliza a BR-316), siga até Teresina, no Piauí, onde você pega o acesso para a BR-316.

Ônibus

A rodoviária fica no bairro São Brás, a 3 km do Centro. De lá, saem ônibus urbanos e táxis.

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
Carimbó. Foto: Bruna Brandão

Melhor Época

Belém faz calor durante todo o ano. A chuva é mais intensa entre dezembro e abril. Para quem quer curtir melhor os passeios, o verão ocorre entre junho e novembro. O maior evento da capital é realizado em outubro, o Círio de Nazaré. Em maio, ocorre o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que reúne chefs de várias partes do Brasil, que preparam pratos com ingredientes regionais.

Dicas de Viagem

Carro: Você pode alugar um carro para passear em Belém e conhecer outros destinos próximos.

Embarcação/balsa: Algumas empresas de turismo oferecem o passeio de embarcação para conhecer a Floresta Amazônica, a orla de Belém, comunidades ribeirinhas e ilhas próximas.

Táxi: É uma maneira confortável de se deslocar pela cidade.

Uber: O aplicativo de mobilidade urbana funciona na capital paraense

Pontos Turísticos

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

Erguida em 1909 no mesmo lugar em que foi encontrada a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Caboclo Plácido, a Basílica é um dos principais patrimônios históricos de Belém. O estilo neoclássico dá o tom das cinco naves, com 36 colunas de granito italiano, 53 vitrais franceses, 65 ilustrações em mosaico italiano, 15 estátuas de mármore, nove sinos de bronze e três grandes portas com cenas de Nossa Senhora.


Círio de Nossa Senhora de Nazaré

O Círio de Nazaré é a maior manifestação religiosa Católica do Brasil e um dos maiores eventos religiosos do mundo, reunindo mais de dois milhões de pessoas em todos os cultos e procissões. A celebração ocorre desde 1793, anualmente, no segundo domingo de outubro, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.


Estação das Docas

À beira da Baía do Guajará, em Belém, e ao lado do Mercado Ver-o-peso, está a Estação das Docas. São 500m voltados para a orla, com um terminal para embarque e desembarque de passageiros e três armazéns: das Artes, da Gastronomia e de Feiras e Exposições. O local respira cultura. Diariamente há shows com o melhor da música paraense, nacional e internacional.  No local, há ainda shopping, artesanato, espaços para eventos, salão de beleza, bares, sorveterias e restaurantes.


Mercado Ver-o-peso

Dizem que ir a Belém e não visitar o Mercado Ver-o-Peso é o mesmo que não conhecer a cidade. O local tem a intensidade do Pará em cores, cheiros, sons e pessoas. Ali, nas centenas de barracas encontram-se peixes, ervas medicinais, doces, artesanatos e uma infinidade de itens. Aproveite para provar as frutas exóticas da Amazônia e comidas típicas, como a pescada amarela frita com creme de açaí, consumida até no café da manhã pelos paraenses, e a maniçoba (prato de origem indígena com folhas de mandioca cozidas por uma semana, também conhecida como feijoada paraense).


Parque Mangal das Garças

O Parque Mangal das Garças recria o ambiente amazônico em zona urbana. As árvores originais foram preservadas e o ambiente foi projetado para receber aves. Cerca de 50 garças visitam o viveiro todos os dias. Na visita, o turista pode passar também pelo orquidário, mirante e fonte das Caruanas. Com um passaporte único, você pode entrar no viveiro de pássaros e no borboletário, visitar o Memorial Amazônico de Navegação e subir no Farol, de onde se tem uma vista panorâmica de Belém.