• Florianópolis – SC

  • Foz do Iguaçu - PR

  • Curitiba - PR

  • Canela - RS

  • Porto Alegre - RS

Ciclovia. Foto: Caio Vilela
Praia dos Ingleses. Foto: Daniel Vianna
Ribeirão da Ilha. Foto: Daniel Vianna

Avião

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, recebe voos de Buenos Aires e de várias cidades do Brasil.

Carro

Para quem vem do norte ou do sul da capital, o principal acesso é pela BR-101 e, na sequência, pela Via Expressa (BR-282), até São José, que fica ao lado de Florianópolis.

Ônibus

A Rodoviária fica na região central e conta com a prestação de serviços de 20 empresas de ônibus, que atendem mais de 500 destinos no Brasil, Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina.

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
  • Fique por dentro
Praia do Santinho. Foto: Caio Vilela

Melhor Época

Quando visitar: dezembro a março

O verão é a melhor época de visitação, entre dezembro e fevereiro, período em que as águas estão com temperatura agradável. Entre março e abril, o tempo se mantém firme, ideal para aqueles que preferem fugir do grande fluxo de turistas. As águas são geladas durante o inverno. Nesse período é quando ocorre a pesca da tainha. Em outubro ocorre a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, que atrai fãs da boa mesa.

Dicas de Viagem

Ônibus: Você pode explorar toda a ilha de Floripa no ônibus turístico que para em vários pontos da cidade. O cartão Passe Rápido Turista é eletrônico e substitui a passagem em dinheiro. Com ele você viaja de ônibus por todos os cantos e pode fazer integração.

Bicicleta: é uma ótima maneira de se locomover pelo centro de Florianópolis.

Táxi: Se preferir, pode transitar pela cidade de táxi.

Uber: O aplicativo de mobilidade urbana funciona na capital catarinense.

Pontos Turísticos

Jurerê Internacional

Bairro planejado e arborizado, tem mansões luxuosas, muitas delas sem muros. Reúne inúmeros bares e casas noturnas, além de restaurantes de alto padrão. Jurerê Internacional recebe famílias que querem passear e descansar, mas também é um local adorado pelos jovens, já que tem uma das noites mais animadas do País. O lugar frequentemente recebe os melhores DJs do mundo. Os beach clubs são destaque por ali, e não é raro ver o DJ tocando na areia. Sua areia é fina e o mar é tranquilo, com ondas mansas.


Lagoa da Conceição

É um dos locais mais antigos e tradicionais da ilha. Foi ali que um dos primeiros povoados locais se estabeleceu, com traços da imigração açoriana visíveis na arquitetura típica colonial, e na Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, de 1750. A maior laguna da cidade tem 15 km de extensão, é o ponto turístico mais conhecido de Floripa e é bastante procurada pelos amantes de vela, kitesurf e outros esportes náuticos. O Centrinho é cheio de bares e restaurantes que garantem uma vida noturna animada e servem frutos do mar. Ao longo da Avenida das Rendeiras, não faltam as famosas sequências de camarão.


Praia Brava

Águas límpidas, com muita salinidade e de temperatura agradável no verão. A areia é finíssima e macia e oferece um visual encantador. É conhecida pela quantidade de peixes e tem excelente infraestrutura.


Praia da Barra da Lagoa

É uma praia de 650 metros em mar aberto, mas tem muita tranquilidade de águas, porque a correnteza do canal da barra provoca uma frenagem das ondas. É uma praia de águas piscosas, de baixa salinidade pela mistura da água doce vinda da Lagoa. Sua areia é branca e fina. Tem ótima infraestrutura de bares e restaurantes. É uma das mais adotadas pelos moradores da ilha.


Praia da Daniela

É uma praia de três quilômetros de extensão, tipicamente calma, sem ondas e com areias finas. Banhada pelas águas mornas da Baía Norte e com uma faixa de areia que funciona como imenso playground. É ótima para quem frequenta a praia com crianças e gosta de atividades náuticas, em especial o Stand Up Paddle. O alto índice de preservação da natureza ajuda a compor um dos visuais mais impressionantes da capital catarinense. A infraestrutura é bem simples.


Praia da Joaquina

Palco usual de competições nacionais e internacionais de surfe, é uma praia de areia clara e fina, ondas largas e fortes e com muito repuxo. São três quilômetros cercados por belas dunas. A região tem boa infraestrutura, com bares, restaurantes, lojas, centro de atendimento ao turista, banheiro público e ótima iluminação noturna.


Praia de Campeche

É uma praia de 3,8 km de areia grossa e ondas fortes, em oceano aberto. O que quebra, em parte, a força das ondas, é a pequena ilha chamada Campeche que fica em frente da região.


Praia Mole

A Praia Mole costuma ser sinônimo de badalação, gente jovem e esportes. Praticantes de parapente encontram nas encostas bons pontos de partida, e os surfistas aproveitam as ondas intensas. Não é muito recomendada para crianças em função das fortes ondas, mas tem um dos postos de salva-vidas mais completos e bem equipados da ilha. A orla tem opções de lojas e bares. Um atrativo imperdível é o Mirante, que proporciona uma vista da Lagoa. O fim da Praia, antes de chegar à Galheta (praia de naturismo), é o point do público LGBT, que se reúne principalmente no verão.


Praia do Santinho

A Praia do Santinho é uma região de 2,2 quilômetros de beleza indescritível, com ondas fortes, muito repuxo, larga faixa de areia branca e fina. Localizada no norte de Florianópolis, ao lado da Praia dos Ingleses, é conhecida pela prática do surfe. No Santinho, o moderno se encontra com a história: lá estão os maiores acervos de arte rupestre em pedras de Florianópolis. Os trabalhos datam de mais de 5 mil anos.