• Curitiba – PR

  • Foz do Iguaçu - PR

  • Florianópolis - SC

  • Canela - RS

  • Porto Alegre - RS

Jardim Botânico. Foto: Renato Soares
Paisagens da Torre Panorâmica. Foto: Renato Soares
Teatro Ópera de Arame. Foto: Renato Soares

Avião

O Aeroporto Internacional Afonso Pena recebe voos internacionais de Buenos Aires, Assunção e Montevidéu, além de voos nacionais a partir das principais capitais brasileiras.

Carro

As principais vias de acesso a Curitiba são a BR 116, que liga a capital paranaense a São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da BR-101, ligação com Palhoça – SC, e a BR 277, que se conecta com o litoral.

Ônibus

Para quem chega à cidade pelas rodovias, o principal acesso é pelo Terminal Rodoviário de Curitiba.

 

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
  • Fique por dentro
Memorial Ucraniano. Foto: Renato Soares

Melhor Época

A melhor época para curtir Curitiba é no outono, especialmente em abril, com dias mais secos, que marcam a virada para as temperaturas mais baixas. Entre junho e agosto, meses menos chuvosos, há o auge do frio, que dá um toque especial à beleza da cidade.

Dicas de Viagem

Ônibus: O sistema de mobilidade urbana de Curitiba é um dos mais elogiados do país.

Carro: Há várias empresas de aluguel de carro que atuam em Curitiba.

Táxi: É uma opção confortável de deslocamento pela cidade.

Uber: O aplicativo voltado para mobilidade também opera na capital paranaense

 

Pontos Turísticos

Bosque Alemão

Inaugurado em 1996, é uma homenagem à imigração alemã no Paraná. Com 38 mil m² de mata nativa, é uma réplica de uma igreja presbiteriana de estilo neogótico que abriga o Oratório de Bach (sala de concertos), além de uma biblioteca infantil e de um mirante com vista para a Serra do Mar. Do jardim externo projeta-se a passarela ligada ao mirante, com 15m de altura. Descendo a torre, chega-se ao Caminho dos Contos, uma trilha no interior do bosque. A trilha de João e Maria, que conta a história do famoso conto dos irmãos Grimm, passa pela Casa Encantada (reprodução da casa da bruxa presente no conto), um espaço reservado ao público infantil para desenvolver o interesse pela leitura.


Jardim Botânico

Marca registrada de Curitiba, foi inaugurado em 1991. É um dos pontos mais visitados da cidade e criado à imagem dos jardins franceses, com seu tapete de flores estendido aos visitantes na entrada. A estufa, em estrutura metálica e vidro, abriga espécies botânicas da Floresta Atlântica que são referência nacional, além de uma fonte d’água. O Museu Botânico/Herbário atrai pesquisadores de todo o mundo.


Linha de Turismo

Uma das formas de conhecer Curitiba é embarcando em um dos ônibus de dois andares da linha que circula pelos principais pontos turísticos da cidade, entre eles, parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais, centro histórico, bairro gastronômico, memoriais étnicos e o recém-reformado Mercado Municipal. O serviço opera de terça a domingo com saída inicial na Praça Tiradentes, no centro.


Mercado Municipal

Fundado em 2 de agosto de 1958, é o principal e mais tradicional endereço para compras de Curitiba. Nas bancas de hortigranjeiros e nas lojas de delicatessens, o consumidor encontra bebidas, queijos, vinhos de diversas procedências, ervas medicinais, temperos e especiarias,iguarias, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e com cortes especiais.


Museu do Holocausto de Curitiba

Inaugurado oficialmente em novembro de 2011, recebe semanalmente cerca de 700 pessoas, entre adultos e alunos de escolas públicas e particulares, num espaço de 400 m². Com vocação educativa e linha pedagógica definida, mostra os acontecimentos da guerra por meio de histórias de vítimas com ligação com o Brasil ou o Paraná. Trata-se de uma ferramenta contra a desumanização nazista, humanizando as vítimas e ressaltando a “vida”.


Museu Oscar Niemeyer

É um espaço dedicado a exposições de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. Com mais de 17 mil m² de área expositiva, tem projeto de Oscar Niemeyer, arquiteto modernista internacionalmente conhecido e criador de muitos prédios da capital do Brasil (Brasília). Inaugurado em 2002, o local combina linhas retas e curvas, concreto e áreas verdes, cores neutras e coloridas. Seu acervo está exposto em 12 salas e tem cerca de 4 mil peças, entre obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Andy Warhol, Cândido Portinari, Francisco Brennand, Caribé, Theodoro De Bona, Oscar Niemeyer e outros artistas.


Ópera de Arame

A Ópera (ou Teatro) de Arame é um dos símbolos da arquitetura moderna de Curitiba. Inaugurada em 1992, é feita de estrutura tubular e teto transparente e acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico. O local tem capacidade para 2.400 espectadores. De forma circular, é quase toda cercada por um lago artificial, e o acesso ao auditório é feito por uma passarela sobre as águas. O local tem vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, e faz parte do Parque das Pedreiras.


Parque Barigui

Com 1,4 milhão de metros quadrados, é um dos maiores parques da cidade e, seguramente, o mais frequentado. Não são apenas os moradores e turistas que procuram descanso no parque. Preás, socós, garças, gambás, tico-ticos, sabiás e dezenas de outros animais nativos fazem do Barigüi a sua morada. Dentre os equipamentos no parque constam churrasqueiras, quiosques, pistas de bicicross e aeromodelismo, quadras, equipamentos para ginástica, estacionamento, restaurante, Museu do Automóvel, Parque de Exposições e Centro de Convenções, Casa da Leitura, Teatro da Maria Fumaça e a Sede da Secretaria do Meio Ambiente.


Parque Tanguá

O parque é excelente para prática de caminhada, corrida e ciclismo, e conta com ciclovia e pista de cooper. Com área total de 450 mil m², o Parque tem como destaques duas pedreiras, unidas por um túnel de 45 metros de extensão, que pode ser atravessado a pé, por uma passarela sobre a água. No local, está o Jardim Poty Lazzarotto, que tem um mirante a 65 metros de altura, uma cascata e um grande jardim em estilo francês com canteiros de flores e espelhos d’água. O Jardim eterniza a memória do artista plástico Napoleon Potyguara Lazzarotto, curitibano nascido no aniversário da cidade, em 29 de março de 1924.


Passeio de Trem

Dentre os passeios de trem, o para Morretes é o mais famoso e mais procurado em Curitiba, pela Serra do Mar Paranaense: a ferrovia foi inaugurada em 1885 e até hoje são 70 km que ligam Curitiba a cidade histórica de Morretes. Durante o passeio é possível observar a Mata Atlântica e ter a experiência de viajar por uma ferrovia de mais 130 anos de história.


Torre Panorâmica

Inaugurada em 1991, a Torre Panorâmica apresenta logo de cara um painel do artista Poty Lazzarotto, que retrata aspectos da vida do curitibano. A torre está no ponto mais alto de Curitiba e permite uma visão da cidade em 360 graus. A altura do monumento é de 109,5 metros. É administrada em conjunto pela Oi e o Instituto  Municipal de Turismo, que ali fornece orientações turísticas, abrigando também o Museu do Telefone.