• Canela – RS

  • Foz do Iguaçu - PR

  • Florianópolis - SC

  • Curitiba - PR

  • Porto Alegre - RS

Mirante Lage de Pedra. Foto: Renato Soares
Castelinho Caracol. Foto: Renato Soares
Parque Terra Mágica Floribal. Foto: Renato Soares

Avião

Para quem vem de fora do Rio Grande do Sul, a combinação mais usual é chegar a Porto Alegre pelo aeroporto e seguir em carro alugado, ônibus ou transporte de empresa turística.

Carro

O fluxo mais comum para Canela é vindo de Porto Alegre, pela BR-101, com passagem pela RS-020 até Taquara e um trecho na RS-115 até Canela. De Caixas do Sul, o caminho é pela RS-235.

Ônibus

Localizada num ponto central da cidade, a Rodoviária de Gramado recebe ônibus de Porto Alegre e Caxias do Sul em vários horários do dia. Também chegam ônibus de São Paulo, Curitiba e de cidades catarinenses.

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
  • Fique por dentro
Cascata Caracol. Foto: Renato Soares

Melhor Época

Canela pode ser visitada o ano todo. No inverno, a cidade costuma estar decorada e ocorrem alguns eventos gastronômicos e culturais. Entre setembro e outubro o ponto alto é o Festival Internacional de Teatro de Bonecos. De novembro a janeiro, a cidade realiza o Sonho de Natal, ótima época de levar as crianças. Na Páscoa tem o festival de chocolates, o Chocoserra. Para quem for optar em ir na alta temporada, que é o inverno e o Natal, a dica é fazer reservas com antecedência.

 

Dicas de Viagem

Caminhada: É uma delícia caminhar pela cidade, especialmente na época de inverno

Táxi: Uma maneira confortável de se deslocar pela cidade é de táxi

Van: Há várias empresas de receptivo turístico e de traslado que oferecem passeios.

Pontos Turísticos

Alpen Park

Próximo à Catedral de Pedra, oferece uma grande variedade de atrativos, como Muro de Escalada, Mini Golfe, Montanha-Russa, Torre de Rapel, Arvorismo, Tirolesas, Quadriciclo, entre outros. Além dessas atrações, tem um cinema 4D com efeitos especiais e sensoriais. São 60.000 m² de área verde que proporcionam ao visitante um visual inesquecível.


Castelinho Caracol

É uma das primeiras casas da cidade e busca resgatar costumes dos imigrantes alemães. Já foi cenário de filme e novela. Atualmente, funciona como museu, guardando mobília, utensílios e ferramentas dos antigos moradores, de origem alemã. O espaço oferece ainda lojinha de artesanato e uma casa de chá onde é servido o mais famoso apfelstrudel da região, preparado em fogão a lenha. A generosa fatia vem acompanhada de creme de nata ou de sorvete de creme, além de uma xícara de chá de maçã.


Catedral de Pedra

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, se destaca pelo revestimento, todo em pedra basalto. É um dos pontos turísticos mais visitados de Canela. Fica na Praça da Matriz, no centro. A igreja foi construída em estilo gótico inglês em que se destaca a torre de 65 metros de altura e um carrilhão com 12 sinos de bronze. Em 2010, a igreja foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil e ganhou um novo sistema de iluminação externa que deixa a catedral ainda mais bonita à noite.


Mundo a vapor

O Mundo a Vapor surgiu na década de 1950 e encanta adultos e crianças. Ao chegar, o visitante se depara com uma “colisão”, uma remontagem de um acidente ferroviário de 1895, em Paris, França, onde uma locomotiva cruzou a estação de Monte Parnaso, atravessou a parede e ficou presa a uma altura de 12 metros. Entre as atrações expostas há um telefone de discar antigo, máquina de costura com base em madeira e pedal, relógio a vapor, acessórios e peças de roupas de época. As crianças se divertem na locomotiva Pacific 1925, da estrada de ferro Sorocabana.


Parque Estadual do Caracol

É a sede de um dos pontos turísticos mais visitados no Sul do Brasil, a Cascata do Caracol, com mais de 130 metros de queda livre. A cachoeira recebeu este nome porque, visto de cima, o rio tem formato de caracol. O Parque Estadual tem trilhas ecológicas, um mirante lateral e uma escada de mais de 700 degraus que leva o visitante próximo à base da cachoeira, sem entrar na água. O Parque está na origem de Canela. A tranquilidade e o ar puro da serra atraíam visitantes, que a partir de 1900 começaram a construir casas de veraneio e hotéis.


Parque das Sequóias

Situado em uma área de 10 hectadres, apresenta uma coleção de coníferas (árvores com frutos em forma de cones), onde se destacam as sequoias e a gingko biloba. Do parque saem roteiros de trekking e mountain bike.


Parque da Ferradura

O Parque da Ferradura é o lugar certo para quem vem a Canela em busca de integração com a natureza. São três trilhas ecológicas, com mirantes para o Rio Caí em forma de Ferradura e para a cascata do Arroio Caçador em um canyon com 400m de profundidade.


Flor do Vale: alambique e Parque Ecológico

A Flor do Vale  reúne um moderno complexo turístico ecológico. Com área de 5 mil² onde mais de 70% compreendem-se de mata nativa, as belezas naturais encantam os visitantes. O parque conta com rio de água cristalina, flores e árvores típicas do Rio Grande do Sul, além de três cachoeiras, com 16, 18 e 22 metros. Há também mais de 18 mil² de canavial próprio a 7 km do parque, com área preservada para ser explorado no futuro com atividades de ecoturismo e pesquisa.