• Brasília – DF

  • Goiânia - GO

  • Cuiabá - MT

  • Campo Grande - MS

  • Caldas Novas - GO

  • Bonito - MS

Congresso Nacional. Foto: Roberto Castro
Os Candangos. Foto: Roberto Castro
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Foto: Roberto Castro

Avião

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek recebe voos internacionais de oito cidades: Buenos Aires, Atlanta, Paris, Miami, Lisboa, Panamá e Punta Cana e das principais cidades do Brasil

Carro

Táxi:
É possível circular por Brasília de táxi.

Aplicativos de transporte:
Brasília conta com vários serviços de transporte por aplicativo, como Uber, Cabify e 99.

Ônibus

A Rodoviária Interestadual de Brasília tem 39 empresas de ônibus operando.

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
  • Fique por dentro
Centro da Cidade. Foto: Roberto Castro

Melhor Época

Dá para visitar Brasília o ano inteiro, mas as experiências serão diferentes a depender da época. A estação seca é entre maio e setembro. Os meses mais secos costumam ser julho e agosto. Nessa época, se a umidade relativa do ar é muito baixa, o pôr do sol costuma ser um espetáculo. É nesse período, de meio para o fim da seca, que os ipês começam a florescer e tomam conta de toda a cidade. O período chuvoso vai de outubro a abril. Durante os meses de chuva, a cidade é recompensada pelo verde que toma conta da vegetação.

Dicas de Viagem

Uma das melhores maneiras de passear por Brasília é de bicicleta. É possível alugar em diversos pontos da cidade, utilizando o aplicativo Bike Brasília, disponível em português, inglês e espanhol para iPhone, Android e Windows Phone. A área central e boa parte do Plano Piloto contam com ciclovias.

Pontos Turísticos

Catedral

A Catedral Metropolitana foi projetada por Oscar Niemeyer e construída entre 1959 e 1970. É um dos pontos turísticos mais icônicos e visitados na cidade. Logo na entrada principal encontram-se Os Quatro Evangelistas. As esculturas em bronze, com três metros de altura, são do italiano Alfredo Ceschiatti . Há também um pilar com passagens da vida de Maria, mãe de Jesus, pintado por Athos Bulcão. Os vitrais mudam de cor a cada hora do dia, pois sua luminosidade depende da intensidade e da posição do sol. No teto há três imensos anjos, esculpidos por Alfredo Ceschiatti, que dão a impressão de estarem soltos no ar. O batistério fica à esquerda da entrada. As paredes são cobertas por azulejos pintados por Athos Bulcão.


Lago Paranoá

O Lago Paranoá é um lago artificial planejado e represado em 1959, com 40 km². Um de seus objetivos é elevar a umidade da cidade, naturalmente seca. É muito comum a  prática de esportes náuticos, como Stand Up Paddle, kitesurf, ou fazer passeios de lanchas, barcos, jet ski, canoas e pedalinhos. Ao redor do Lago há vários clubes de recreação, shoppings, academias, que oferecem atividades esportivas, espaços para corrida e caminhada, com restaurantes e lanchonetes.


Pontão do Lago Sul

Localizado à beira do Lago Paranoá, é um dos melhores centros de lazer da capital, com excelente estrutura, além de bela visão para o lago. Um cenário digno de cartão-postal. Tem gastronomia variada em restaurantes, quiosques e bares para todos os gostos. Além disso, abriga parquinho para crianças, feiras, exposições, shows, eventos esportivos e culturais.


Ermida Dom Bosco

Projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 4 de maio de 1957, a Ermida de Dom Bosco é uma pequena capela às margens do Lago Paranoá em homenagem ao santo italiano São João Belchior Bosco, que em meados de 1883 sonhou com o surgimento da nova capital. Em forma de pirâmide, tem base inclinada e uma cruz metálica no topo. No interior há uma imagem de Dom Bosco esculpida em mármore pelos irmãos Arreghini, na Itália, e trazida para Brasília em 1962.


Torre de TV

A Torre de TV de Brasília está estrategicamente localizada no centro da cidade. Inaugurada em 1967, é um dos monumentos mais procurados na capital federal, com média de mil visitantes por dia. A popularidade se justifica, pois a torre tem um mirante a 75 metros do solo. A partir dele é possível ter uma vista privilegiada do “museu a céu aberto” que é Brasília. Além da bela paisagem, o Complexo da Torre conta com a Feira de Artesanato. No local, encontram-se móveis, peças de vestuário, bijuterias e arte.


Memorial JK

O Memorial JK é um museu projetado por Oscar Niemeyer para guardar a obra e a história do ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília. Inaugurado em 12 de setembro de 1981, o acervo contém fotos da época da construção, o vestido de gala usado por dona Sarah e o fraque que JK usou na ocasião da sua posse, uma caneta de ouro maciço, objetos pessoais e a reprodução de cômodos do ex-presidente, como a sua biblioteca particular.


Praça dos Três Poderes

É um ponto de visitação turística e de concentração popular. Um espaço amplo que abriga as sedes dos três poderes: o Palácio do Planalto (Executivo), o Congresso Nacional (Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (Judiciário). A praça e os edifícios que a cercam são obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Ela dá acesso também ao Espaço Lúcio Costa, que abriga uma Maquete Tátil de Brasília destinada a deficientes visuais, uma coleção de projetos do arquiteto e fotografias históricas da cidade.