• Bonito – MS

  • Goiânia - GO

  • Cuiabá - MT

  • Campo Grande - MS

  • Caldas Novas - GO

  • Brasília - DF

Vista aérea. Foto: Flavio André
Rio Sucuri. Foto: Flavio André
Cachoeiras Rio da Prata. Foto: Flavio André

Avião

O Aeroporto de Bonito recebe voos da Trip às quintas-feiras e domingos. Outra opção é ir até o Aeroporto Internacional de Campo Grande, que recebe voos diários de diversas companhias. Ao chegar ao aeroporto, o turista pode alugar um carro, ir até a rodoviária e pegar um ônibus ou tomar uma van.

Carro

Apesar de boa parte das estradas dentro de Bonito serem de terra, os pontos turísticos são bem sinalizados. Um mapa também pode ajudar, assim como pedir informação.

Ônibus

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
Artesanato. Foto: Flavio André

Melhor Época

Bonito pode ser visitada o ano inteiro, a depender do que o visitante está buscando. Para quem procura apreciar a paisagem, os melhores meses são de dezembro a março, época de chuva e, por isso, a vegetação fica mais verde e o nível dos rios e cachoeiras, mais alto. Para quem gosta de nadar e ter maior visibilidade das águas, o melhor período é o inverno, de junho a agosto. Nessa época, os campos ficam mais secos, mas as águas ficam mais claras.

Dicas de Viagem

A alta temporada é no verão, por isso é importante fazer reserva com antecedência.

Pontos Turísticos

Aquário Natural

O Aquário Natural impressiona pela água cristalina. O visitante pode apreciar diversas espécies de peixes e uma grande variedade de vegetação aquática. Durante a flutuação, o visitante deve usar equipamentos apropriados. Os grupos reúnem até oito pessoas por vez. Para os visitantes que não querem fazer o passeio nadando há a opção de acompanhar em um barco de apoio. No percurso da trilha que leva até a nascente, os animais que vivem em harmonia com a natureza fazem companhia aos visitantes e tornam a caminhada agradável e surpreendente.


Abismo Anhumas

É uma das cavernas mais bonitas do País e proporciona uma experiência única. A aventura tem início na entrada, numa descida vertical de 72m em rapel. É preciso fazer um treino um dia antes do passeio. Na base da caverna há um lago de tom azul esverdeado iluminado por feixes de luz vindos do alto da caverna. Os visitantes que desejam uma experiência mais completa podem fazer um passeio de barco e flutuação pelo lago. Quem tem certificação pode fazer mergulho de cilindro de até 18 metros. O passeio é acompanhado por monitores certificados e equipamentos de segurança.


Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul esconde em seu interior um lago de água intensamente anil. Descoberta em 1924 por um índio Terena, é uma das mais lindas belezas naturais da região. Estima-se que a sua profundidade chegue a 90m. No passeio, o visitante pode contemplar rochas, formações geológicas, espeleotemas de várias formas e tamanhos de milhares de anos e desfrutar da vista de uma das maiores cavidades inundadas do planeta.


Parque Ecológico Rio Formoso

No Parque Ecológico Rio Formoso há um cenário impressionante: a flora exuberante atrai pássaros e animais silvestres. De seu lago com formação calcária brotam milhões de bolhas de uma cachoeira, com profundidade aproximada de 5,5 metros. Um dos principais atrativos é a flutuação. É possível mergulhar entre algas e troncos submersos, que mantêm o visitante em contato com cardumes, em especial de piraputangas e curimbatás. No retorno, o restaurante local oferece refeições acompanhadas de doces caseiros. No parque também são oferecidos passeios a cavalo, além de boia-cross pela correnteza do rio.


Rio Sucuri

O passeio ao Rio Sucuri tem início numa caminhada de 400m pela mata ciliar para chegar ao rio, onde é possível contemplar a natureza, observar a fauna e admirar a vista dos mirantes. Da beira do rio já é possível admirar a beleza do grande aquário natural através das águas cristalinas em tons azulados. Para mergulhar em meio às plantas aquáticas e cardumes, é preciso utilizar roupa especial e snorkel.