• Rio de Janeiro – RJ

  • Vitória - ES

  • São Paulo - SP

  • Ouro Preto - MG

  • Belo Horizonte - MG

Pão de Açúcar. Foto: Bruna Prado
Cristo Redentor. Foto: Luciola Vilella
Escadaria Selaron. Foto: Carlos Erbs Jr.

Avião

O Aeroporto Internacional Tom Jobim recebe voos de 22 cidades. Você também pode chegar pelo Aeroporto Santos Dumont, caso já esteja no Brasil.

Carro

Se você vem por Belo Horizonte, o caminho é pela BR-40. De São Paulo, pela Via Dutra. Vindo pelo litoral norte de São Paulo, o acesso é pela Rio-Santos. Do Espírito Santo ou de outros estados ao sul do Rio, o principal acesso é pela BR-101.

Ônibus

Se você estiver saindo de outra cidade do Brasil, pode pegar um ônibus para a Rodoviária do Rio, que fica próxima ao Centro e à Zona Sul. Lá, há chegadas diárias das principais viações.

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
  • Fique por dentro
Estádio Maracanã. Foto: Bruna Prado

Melhor Época

Na capital carioca tem atrações o ano todo, mas existem algumas datas especiais como o Carnaval e o Réveillon. A média da temperatura anual é de 24ºC, mas no verão pode chegar a 40º C, quando também acontece o período de chuvas (dezembro a março). Entre junho e agosto chove menos, mas as temperaturas são mais baixas.

Dicas de Viagem

Como se locomover

Ônibus:
O Rio de Janeiro é coberto por diversas linhas de ônibus. Consulte as que passam nos principais pontos turísticos da cidade.

Embarcação/Balsa:

Diversos cruzeiros fazem paradas no Porto do Rio de Janeiro. O roteiro varia de acordo com a empresa e os pacotes contratados. Consulte empresas especializadas.

Caminhada:
É delicioso caminhar pelas ruas do Rio, principalmente pelo calçadão das praias de Copacabana, Leblon e Ipanema.

Metrô/Trem:
O metrô do Rio de Janeiro é seguro, eficiente e fácil de usar. As passagens são vendidas nos balcões e em máquinas de autoatendimento espalhadas pelas estações.

Uber:
O Rio conta com serviços de transporte colaborativo por meio de aplicativos, como Uber.

Pontos Turísticos

Bonde de Santa Teresa

Bairro típico do Rio de Janeiro, Santa Teresa nasceu no século XVIII, nos arredores de um convento, e ocupa uma colina no coração da cidade. Símbolo das artes plásticas, tem dezenas de ateliês e em suas ruas estreitas passam os velhos bondes. O trajeto começa no Centro da cidade, passa por cima dos Arcos da Lapa e segue pelas ladeiras do bairro, por pontos como o Parque das Ruínas, mirante que permite visão incrível do Rio. A cinco minutos dos Arcos, ligando Santa Teresa à Lapa, fica a Escadaria Selarón, decorada com azulejos coloridos de várias partes do mundo. A obra é do artista plástico chileno Jorge Selarón.

 

Carnaval

O Carnaval do Rio é o tipo de evento que está na essência da cidade. Em bailes privados, na Sapucaí ou nas centenas de blocos de rua, a animação, a irreverência e o ritmo compassado dá a tônica de festa. Não há inibições, tabus, fronteiras sociais; as celebrações são absolutamente ilimitadas.

 

Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro

Também conhecida como Catedral Metropolitana, a Catedral de São Sebastião foi projetada pelo arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca e tem forma de cone, com 106 metros de diâmetro na base e 96 metros de altura. Sua porta principal é decorada com 48 baixo-relevos de bronze com temática religiosa e a parte interna conta com vitrais de 60 metros de altura das paredes até a cúpula. No subsolo fica o Museu de Arte Sacra, com destaque para a fonte usada para batizar os príncipes da Família Real, a estátua de Nossa Senhora do Rosário, o trono de Dom Pedro II e a Rosa de Ouro concedida à Princesa Isabel pelo Papa Leão XIII celebrando sua assinatura do Ato de Abolição da Escravatura no Brasil.

 

Cristo Redentor

Considerado uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, é uma estátua grandiosa no Morro do Corcovado. O monumento é a imagem da fé e da simpatia do carioca e é parada obrigatória para quem visita o Rio. Lá do alto, a 710 metros acima do nível do mar, tem-se uma das vistas panorâmicas mais lindas da Cidade, com destaque para o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas. O Cristo fica na área de abrangência do Parque Nacional da Tijuca, onde estão outros atrativos igualmente belos, como a Pedra da Gávea e a Vista Chinesa.

 

 

Estádio Maracanã

Palco de grandes emoções e de jogos inesquecíveis, o Estádio Jornalista Mário Filho foi inaugurado em 1950, para a primeira Copa do Mundo que o Brasil sediou, e é mundialmente conhecido como Maracanã. Totalmente reformado para a Copa de 2014, o “templo da bola” já teve inúmeros momentos emocionantes, como o milésimo gol de Pelé, em 1969, a vitória do Brasil sobre a Espanha na final da Copa das Confederações de 2013, a conquista do tetra pela Alemanha na Copa de 2014, a Abertura dos Jogos Rio 2016 e o primeiro título olímpico do futebol nacional, na disputa de pênaltis contra a Alemanha, fora inúmeras conquistas estaduais e nacionais de times brasileiros.

Jardim Botânico

Fundado em 13 de junho de 1808, o Jardim Botânico foi criado para aprimorar a adaptação de mudas e sementes trazidas do exterior às condições climáticas brasileiras. Tem como marca as palmeiras imperiais, cujo primeiro exemplar foi plantado por D. João VI, em 1809. O Jardim é um dos mais importantes centros mundiais de pesquisa na área de botânica e abriga as mais raras espécies de plantas da flora brasileira. Ali podem ser observadas cerca de 6.500 espécies, distribuídas por 54 hectares, ao ar livre e em estufas.

 

Museu de Arte do Rio (MAR)

O Museu de Arte do Rio (MAR) alia o passado, o presente e o futuro do Rio de Janeiro. Conta sua história de forma transversal, mesclando-a com seus conflitos, contradições, desafios e expectativas. A abordagem já é perceptível mesmo antes de entrar no espaço, observando os dois prédios que compõem o museu: no Palacete Dom João VI, tombado, está o pavilhão de exposições; no edifício ao lado, moderno, está a Escola do Olhar, que desenvolve programas educativos para o ensino público. Ambos são interligados por uma passarela, que une o antigo ao novo, tanto simbólica quanto fisicamente. O MAR está na Praça Mauá,  restaurada e transformada em um dos melhores atrativos turísticos da cidade.

 

 

Museu do Amanhã

Inaugurado no fim de 2015, o Museu do Amanhã faz parte do projeto de revitalização do centro e da região portuária. A arquitetura chama a atenção de longe. O projeto do espanhol Santiago Calatrava é inspirado nas bromélias do Jardim Botânico e se integra de forma harmoniosa com a paisagem ao redor. A acessibilidade é outro destaque do museu, que tem estrutura para atender todos os públicos, com pisos e maquetes táteis, rampas e cadeiras de rodas. O acervo é dedicado às ciências e à exploração das possibilidades de criação do futuro. O conceito que norteia a visita é: o amanhã é uma construção que se inicia hoje. A visita é interativa e a tecnologia é usada como suporte para enriquecer a experiência.

 

Pão de Açúcar

Idealizado pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos, o bondinho do Pão de Açúcar completou 100 anos em 2012. Primeiro teleférico instalado no Brasil, é um dos mais importantes ícones do Rio e uma das principais marcas da cidade. O passeio tem como cenário paisagens maravilhosas em visão panorâmica. Dali são vistas praias como as de Copacabana e Ipanema, morros imponentes como a Pedra da Gávea, o Corcovado e o Dedo de Deus. Com duas etapas, a subida tem início na Praia Vermelha e vai até o Morro da Urca, e depois continua até o Pão de Açúcar, numa altura de 396 metros. As montanhas serviram de inspiração para a marca dos Jogos Rio 2016 e o local já foi cenário até para um dos filmes de James Bond.

Parque Lage

Repleto de atrativos para todas as idades, incluindo parque infantil, trilhas que levam ao Cristo Redentor e áreas para piquenique, o Parque Lage oferece aos visitantes beleza natural aliada a um conjunto arquitetônico requintado. Suas palmeiras imperiais e seus jardins construídos no estilo europeu o tornam um local perfeito para relaxar. Com área de mais de 52 hectares e tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro, faz parte do Parque Nacional da Tijuca e fica em meio à  Mata Atlântica. Sua construção principal é o Solar Lage, palacete construído no início do século passado, administrado pela Escola de Artes Visuais. No entorno, há grutas e lagos artificiais, um aquário e uma torre construída para os treinos de canto lírico da primeira proprietária da mansão.

 

Parque Nacional da Tijuca

No coração da cidade, a poucos minutos da maior parte dos bairros locais, está o Parque Nacional da Tijuca. Com 3.200 hectares, é o primeiro grande projeto de reflorestamento no mundo. Em 1961, a Floresta da Tijuca se tornou Parque Nacional, cenário no qual natureza e cultura se harmonizam. Dividido em setores, o Parque tem atrações históricas que remontam à época da produção cafeeira e do império, como a Capela Mayrink, o Açude da Solidão e a Cascatinha. Um bom ponto de partida é o Centro de Visitantes, no Setor A (Floresta), que organiza caminhadas. No Setor B (Serra da Carioca) ficam os principais mirantes, como a Vista Chinesa. Para os mais aventureiros, o Setor C (Pedra Bonita/Pedra da Gávea) é o ideal.

 

Pedra Bonita

Maior centro urbano de escalada do mundo, o Rio tem vários morros que possibilitam trilhas de todos os níveis de dificuldade. Situada no Parque da Tijuca, a Pedra Bonita é uma dessas opções, e ali é possível não apenas caminhar ou fazer escaladas, mas alçar voo e ver o Rio de um de seus melhores ângulos: de cima. A caminhada até o cume é leve e começa em um calçamento rústico de pedras, passando por trechos abertos com belos visuais. Para os fãs de escalada, a Pedra tem nove vias de até 155 metros.

 

Pedra da Gávea

Do alto dos 844 metros de altura da Pedra da Gávea, fica fácil entender o porquê do título de trilha mais difícil da cidade. Após uma caminhada de 3 horas e que requer condicionamento físico, chega-se ao cume da montanha. O trecho mais difícil, conhecido como Carrasqueira, é um paredão liso, quase reto, de 30 metros de altura e que tem de ser escalado cuidadosamente com equipamentos de rapel. O prêmio: uma das vistas mais arrebatadoras do Rio de Janeiro.

 

Praça Mauá

No processo de preparação para os Jogos Rio 2016, a área foi inteiramente renovada. A restauração incluiu a derrubada da Perimetral, o fechamento de vias, a criação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a construção de dois importantes museus: o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã. Desde então, a Praça Mauá tornou-se um dos mais importantes atrativos turísticos do centro e reúne, diariamente, milhares de visitantes, que ali chegam para aproveitar suas atrações e a vista da Baía de Guanabara e de Niterói, município vizinho.

 

Praia de Copacabana

Os 4 km da orla da Praia de Copacabana representam o trecho em que o espírito carioca se manifesta de forma mais evidente. Entre suas marcas registradas está o calçadão da Avenida Atlântica, com ondas desenhadas em pedras portuguesas. Projetado pelo paisagista Burle Max, o mosaico se estende do Leme ao Forte. Um dos bairros mais populosos da cidade, Copa  fervilha dia e noite, com quiosques lotados e shows. A praia conta com ótima infraestrutura e tem ciclovia, bicicletários, postos de salvamento com chuveiros e sanitários, além de hotéis e restaurantes. É o endereço da maior festa ao ar livre do mundo, onde mais de 2 milhões de pessoas se juntam para celebrar o ano novo.

 

Praia de Ipanema

Tão irresistível quanto a melodia que inspirou a canção Garota de Ipanema, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, o bairro é um ponto de encontro famoso do Rio de Janeiro. Sofisticado e com intensa vida noturna, é uma feliz combinação de praia, bares e lojas. Tem 2 km de extensão, entre o Jardim de Alah e o Arpoador, local conhecido pela pedra que separa a Praia de Copacabana. Suas areias e águas são utilizadas para a prática de vários esportes, como futevôlei, frescobol, surfe e kitesurf. O posto 9 é famoso pela presença de gente jovem e tem clima descontraído. No fim de tarde, quando o sol se esconder atrás do Morro Dois Irmãos, as pessoas aplaudem o espetáculo, em especial no Arpoador. Entre os postos 8 e 9 da praia, fica o local mais badalado do público LGBT.

 

Teatro Municipal do Rio de Janeiro

O Teatro Municipal existe desde 1909 e chama atenção não só por sua concepção arquitetônica, mas por sua beleza interior. Os materiais nobres empregados em sua construção, como o mármore de Carrara, aliados a pinturas e esculturas, fazem dele um templo cultural. Com capacidade para 2.200 pessoas, o Teatro é a principal casa de espetáculos do Brasil e a única instituição cultural brasileira a manter simultaneamente um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de balé.