• São Paulo – SP

  • Vitória - ES

  • Rio de Janeiro - RJ

  • Ouro Preto - MG

  • Belo Horizonte - MG

Rua 25 de Março. Foto: Rogério Cassimiro
Avenida Paulista. Foto: Rogério Cassimiro
Catedral da Sé. Foto: Rogério Cassimiro

Avião

O Aeroporto internacional de São Paulo recebe voos internacionais diretos de 54 cidades do exterior. Caso você já esteja no Brasil, a chegada pode ser pelo Aeroporto de Congonhas.

Carro

Veículos pessoais ou alugados

São Paulo é cortada por algumas das mais importantes estradas do País (nacionais e estaduais), como as rodovias Dutra, Castelo Branco, Raposo Tavares, Fernão Dias e Anhanguera/Bandeirantes, além da Régis Bittencourt.

Ônibus

Se você estiver saindo de algum país da América do Sul ou de outra cidade do Brasil, pode pegar um ônibus para o Terminal Rodoviário Tietê. Ele atende 67 viações de 21 estados e cinco países (Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai).

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
  • Fique por dentro
Museu do Ipiranga. Foto: Rogério Cassimiro

Melhor Época

Quando visitar: o ano inteiro

São Paulo é visitada o ano inteiro mas, em função de o clima ser mais ameno, a melhor época de visitação é entre os meses menos chuvosos, de abril a setembro.

Dicas de Viagem

Como se locomover

Ônibus
O sistema de transporte público de São Paulo é integrado e você pode usar o Bilhete Único para ônibus, micro-ônibus, metrô e trens.

Metrô/Trem
O metrô da capital paulista é ótima opção de deslocamento entre pontos turísticos importantes, e conta com 68 estações.

Táxi

São Paulo tem uma grande frota de táxis, com cerca de 33 mil veículos cadastrados.

Uber, Cabify, 99

São Paulo conta com diversos serviços de aplicativos para facilitar a mobilidade urbana

Pontos Turísticos

Mercado Municipal

Inaugurado em 1933, no centro histórico, o Mercado Municipal oferece aos visitantes cerca de 300 estandes que vendem produtos como carnes, laticínios, peixes, frutas, cafés e pães. Amantes da gastronomia e turistas de todo o mundo transitam por ali em busca de ingredientes frescos e especiais. Há também quem vá lá só para se deliciar nos famosos bares e lanchonetes ou degustar frutas frescas. O mezanino é famoso pelos deliciosos pastéis de bacalhau e caprichados sanduíches de mortadela.

 

Arena Corinthians

A Arena Corinthians, também conhecida como Itaquerão, fica na zona leste de São Paulo. O estádio de futebol foi construído para a Copa do Mundo da FIFA 2014 e tem capacidade para 48 mil torcedores. Com 89 camarotes, 59 lojas, 15 elevadores, 2.700 vagas de estacionamento, dois restaurantes, um auditório e dois sports bar, a arena tem um projeto arquitetônico ousado. O estádio tem programa de visitação.

 

Igreja da Sé

A Catedral Metropolitana, mais conhecida como Igreja da Sé, é um dos pontos turísticos mais procurados da cidade, em função de seu estilo arquitetônico neogótico e à sua magnitude. São 111m de comprimento, 46m de largura, duas torres frontais de 97m compostas por 92 sinos. Seu interior tem capacidade para 8 mil pessoas e é repleto de obras de arte sacra e magníficos vitrais. As escadas e colunas são de granito e o piso, de mármore. A Igreja tem, ainda, o maior órgão da América do Sul, com cinco teclados e 12 mil tubos.


Feira de Embu das Artes

Realizada desde 1969, ocupa as ruas do centro histórico com artistas que expõem e vendem produtos variados, como porcelanas, esculturas, pinturas, cestarias, rendas, bijuterias, instrumentos e objetos decorativos. No local, ocorre também a Feira do Verde, na qual são vendidas plantas e flores ornamentais.

 

Memorial da América Latina

Foi construído em 1989 para aproximar os países latino-americanos. O responsável pelo projeto foi Oscar Niemeyer, arquiteto influente da arte moderna. Inicialmente, foi erguido um prédio com livros e materiais audiovisuais que contavam a história dos países latinos. Nos anos seguintes, outros espaços foram agregados. Um dos destaques é o Painel Tiradentes, a mais importante obra de Candido Portinari. O enorme quadro tem 18 metros de comprimento e três metros de altura. Nas salas do memorial estão expostas quase quatro mil peças típicas do folclore, religião e cultura do Brasil e países vizinhos. Do lado de fora, a Praça Cívica foi projetada para 40 mil pessoas e é ligada à Praça das Sombras, com 160 palmeiras.


Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)

Projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, o prédio foi erguido com vista para o centro da cidade e para a Serra da Cantareira. Assim surgiu a estrutura suspensa, apoiada por quatro colunas com um vão livre de 74m, aberto como uma praça, para uso dos cidadãos. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2003, reúne o maior conjunto de arte europeia da América Latina. O acervo tem obras de Turner, Degas, Modigliani, Botticelli, Van Gogh, Picasso, Ernst, Chagall, Dalí, entre outros. Um de seus ícones é o quadro Rosa e Azul, de Renoir.


Museu do Futebol

Inaugurado em 2008, foi criado para, essencialmente, celebrar o esporte que é a paixão dos brasileiros. Fica no estádio do Pacaembu, um dos mais conhecidos de São Paulo, e encanta até quem não é fã dos gramados. Instalado numa área de 6.900 m², o museu proporciona incríveis experiências audiovisuais. Ali, a história do futebol é mostrada em 18 salas temáticas por meio de 1.500 fotografias, cinco horas de vídeos e outros materiais.


Parque da Independência

O Parque da Independência, em São Paulo, preserva o lugar onde foi declarada a independência do Brasil, por D.Pedro I, em 7 de setembro de 1822. A principal atração é o Museu do Ipiranga – ou Museu Paulista. Fechado para reforma, o local tem acervo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Graças aos seus extensos jardins e belas fontes, o parque é ótimo lugar para passear e praticar atividades ao ar livre, como corrida e caminhada.


Parque do Ibirapuera

Inaugurado em 1954, durante a comemoração dos 400 anos de São Paulo, o Parque Ibirapuera tem 1,6 milhão de m² e conta com quadras poliesportivas, bicicletário, restaurante e vários outros espaços. Eleito um dos dez melhores parques urbanos do mundo pelo “The Guardian”, o Ibirapuera atrai esportistas, que aproveitam a pista de cooper, os campos de futebol e os aparelhos de ginástica, e também encanta os que vão em busca de cultura. Ali dentro funcionam o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Moderna, o Museu Afro Brasil, o Auditório Ibirapuera, o Pavilhão Japonês e outras estruturas.


Pinacoteca do Estado

Instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade e foi inaugurado em 1905. Sua coleção conta com 9 mil itens, entre acervo artístico, bibliográfico e arquivístico. A Pinacoteca exibe obras como São Paulo, de Tarsila do Amaral, e Mestiço, de Candido Portinari. Nos últimos anos, recebeu importantes exposições, como a de Ron Mueck, visitada por 402 mil pessoas. Tombado como patrimônio histórico, o Parque da Luz é o jardim do museu e exibe cerca de 50 esculturas de artistas contemporâneos, como Victor Brecheret, Lasar Segall e Amílcar de Castro.