• Vitória – ES

  • São Paulo - SP

  • Rio de Janeiro - RJ

  • Ouro Preto - MG

  • Belo Horizonte - MG

Morro do Moreno. Foto: Marcelo Moryan
Terceira Ponte. Foto: Vitor Jubini
Ilha do Boi. Foto: Vitor Jubini

Avião

O Aeroporto de Vitória é o principal do Espírito Santo e opera somente voos domésticos. Os aeroportos internacionais mais próximos são o de Confins, em Belo Horizonte, e o do Galeão, no Rio de Janeiro.

Carro

Embarcação/Balsa:

O Porto de Vitória recebe pequenas embarcações e navios de grande porte. Eventualmente, cruzeiros marítimos fazem escalas ali.

Ônibus

A Rodoviária de Vitória é o principal terminal de ônibus da cidade, com 28 empresas interestaduais e intermunicipais.

  • Melhor época
  • Dicas de viagem
  • Pontos turísticos
  • Fique por dentro
Moqueca Capixaba. Foto: Marcelo Moryan

Melhor Época

Quando visitar: o ano todo

O sol é garantido na época do verão e nas férias de julho. A chuva costuma ser frequente entre outubro e dezembro, mas não impede a visitação ao município, que possui diversas outras opções além do segmento sol e praia. Há diversas festas e festivais que enaltecem as delícias típicas da gastronomia da região. Em março, por exemplo, existe a Festa da Torta Capixaba e no mês de novembro tem o Festival da Panela de Barro.

Dicas de Viagem

Como se locomover

Ônibus

Três empresas de ônibus operam 52 linhas convencionais e duas linhas seletivas com ar-condicionado. O sistema de cobrança é de bilhetagem eletrônica e atende a todos os bairros.

Bicicleta

Uma das melhores maneiras de passear por Vitória é de bicicleta. É possível alugar bikes em diversos pontos da cidade, utilizando o aplicativo Bike Vitória, disponível para iPhone e Android.

Táxi

Uma das formas mais confortáveis de se deslocar pela cidade é de táxi.

Uber

O aplicativo de mobilidade está disponível na capital capixaba

Pontos Turísticos

Projeto Tamar

O Projeto Tamar surgiu em 1980 e é reconhecido como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha. O museu conta com roteiro sobre a conservação das tartarugas marinhas e espaços temáticos sobre a Foz do Rio Doce e a Ilha da Trindade, sítios de desova das tartarugas no estado. Há visitas direcionadas para escolas, universidades e grupos.


Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana de Vitória começou a ser construída em 1920 e foi concluída em 1970. Símbolo de Vitória, foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em maio de 1984. Destaca-se no ambiente por sua imponência e por possuir arquitetura eclética com característica neogótica. Tem como destaque os vitrais de suas paredes.

 

Galpão das Paneleiras de Goiabeiras
Para manter viva a tradição da cultura capixaba, as paneleiras de Goiabeiras receberam um novo galpão em novembro de 2011. O galpão tem 32 cabines, todas com bancada, armário e prateleiras individuais. O espaço é arejado e iluminado naturalmente. A fabricação artesanal da panela de barro é uma das principais expressões da cultura popular de Vitória. É predominantemente feminina e familiar, um saber passado de mãe para filha há gerações.

 

Palácio Anchieta
É uma das sedes de governo mais antigas do Brasil, com origem como colégio jesuíta em 1551. Com a chegada dos padres Brás Lourenço e José de Anchieta, a construção recebeu base mais sólida e caráter religioso. Anchieta foi um dos personagens mais significativos da ordem jesuíta no Brasil. Até 1760, o Palácio abrigou o Colégio de São Tiago, que alfabetizava e ensinava Filosofia e Teologia. No fim do século XVIII, os jesuítas foram expulsos de Portugal e de suas colônias. Como consequência, os bens da ordem foram incorporados ao poder público. 

 

Parque Estadual da Fonte Grande

O Parque Estadual da Fonte Grande é a última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica. Inaugurado em junho de 2001, tem 21,8 mil metros quadrados onde podem ser observados répteis, invertebrados, pequenos mamíferos e aves. Com localização e paisagens privilegiadas, a região tem mirantes naturais, que proporcionam visões espetaculares de Vitória e seu entorno. As encostas têm várias fontes e bicas.

 

Planetário de Vitória
O Planetário é um espaço para visitantes de todas as idades conhecerem planetas, constelações, movimentos de translação e rotação e lendas que envolvem o universo. Uma das atrações é a sessão Planetário, numa sala que tem o teto em forma de cúpula. Sentados no ambiente escuro, os espectadores são levados a vários tipos de viagem pelo cosmo. 

 

 

Theatro Carlos Gomes
Em 1924, o único teatro da cidade, o Melpômene, foi parcialmente destruído por um incêndio. O Carlos Gomes foi edificado em seu lugar. No novo prédio, aproveitaram-se colunas de ferro fundido do antigo Melpômene, na sustentação dos balcões e galerias. A obra foi concluída em janeiro de 1927 e tem estilo arquitetônico eclético. Com a crise do café (1929), o teatro foi arrendado a uma firma particular e passou a funcionar também como cinema. Pouco tempo depois, foi vendido ao Governo Estadual, que passou a administrá-lo. Recentemente, foi restaurado.

 

 

Praia da Ilha do Boi
Com extensão de 140 metros, a Praia da Ilha do Boi fica em meio a uma área residencial pequena, com águas calmas e claras. A disputa para estacionar é grande, então chegar cedo é importante para quem vai de carro. A praia é muito frequentada por jovens e uma das mais procuradas em Vitória.

 

 

Rua Viva – Triângulo das Bermudas
Inaugurada em janeiro de 2013, a Rua Viva, no Triângulo das Bermudas, é um espaço dedicado ao lazer noturno de turistas, moradores e frequentadores da Praia do Canto. O Triângulo das Bermudas compreende o trecho entre as ruas Joaquim Lírio e João da Cruz e recebeu dos boêmios esse nome há mais de duas décadas. É ponto de encontro de amigos antes de irem para as baladas.